Apesar de proibida no Brasil pelo CFO na resolução RESOLUÇÃO CFO-226, de 04 de junho de 2020, a Teleodontologia já é uma realidade pelo mundo, principalmente, nos Estados Unidos.
Este conteúdo visa mostrar o que vem sendo feito na Teleodontologia pelos dentistas de fora. Afinal, se manter informado é imprescindível para o profissional moderno.
Também ressaltamos que os exemplos citados, se encaixam nas leis e características dos sistemas de saúde do país de exemplo, que são diferentes do Brasil.
O que é Teleodontologia e como se encaixa na Tele Medicina?
Tele Medicina é a palavra da moda que descreve essa nova era da prestação de serviços profissionais de saúde em direção ao atendimento virtual.
Neste contexto, sabendo da importância da saúde bucal na atenção primária, pode-se concluir que a Odontologia seguirá o mesmo caminho, independente das forças contrárias, com o tempo estará no dia a dia do Dentista.
O que é Tele Medicina?
A Tele Medicina inclui vários sistemas, ferramentas de assistência à saúde que permitem a prestação de serviços, consultas ou educação à distância, como:
– bate-papo por chamada de vídeo ao vivo
– transmissão de radiografias, fotografias, vídeo, impressões digitais através de um sistema seguro de comunicações eletrônicas para um profissional. Essas informações são usadas para diagnosticar ou fornecer um serviço.
– Monitoramento remoto do paciente – coleta de dados pessoais de saúde de um único indivíduo por meio de tecnologias de dispositivos eletrônicos. Os dados são transmitidos para um local diferente (às vezes por meio de um serviço de processamento de dados) onde o provedor pode acessá-los para monitorar condições e apoiar a prestação de cuidados.
– saúde móvel – educação, prática e fornecimento de serviços de saúde realizados por dispositivos de comunicação móvel, como telefones celulares, tablets e assistentes pessoais digitais (PDA).
O que é Teleodontologia?
A Teleodontologia é uma categoria muito ampla de soluções que atendem à saúde bucal dos pacientes à distância, remotamente.
Pessoas que não têm acesso a um dentista ou moram longe de um consultório odontológico podem ser ajudadas com esse nível de atendimento – por telefone ou por videoconferência ou por outros meios mencionados acima.
A ideia de que essas tecnologias podem ser aproveitadas para melhorar o acesso ao atendimento, reunir e trocar informações com um Dentista, para fornecer e apoiar a prestação de atendimento odontológico, diagnóstico, consulta, tratamento, transferência de informações e educação odontológica.
Definindo Teleodontologia
A Tele Odontologia refere-se às “consultas virtuais” que ocorrem entre pacientes e profissionais por meio da tecnologia de comunicação – a conectividade de vídeo e áudio que permite que reuniões “virtuais” ocorram em tempo real, de praticamente qualquer local.
Uma consulta de Teleodontologia pode ser uma videoconferência entre um dentista e um paciente com relação a um problema de saúde bucal urgente, mas também pode oferecer aos pacientes melhor acesso a informações sobre a importância da saúde bucal e possibilidades.
Com a evolução da tecnologia, problemas orais ou dentários urgentes podem ser remediados ajudando as pessoas a evitar visitas caras e demoradas ao pronto-socorro ou clínica de atendimento urgente, agendando-as em uma consultório odontológico no dia seguinte.
Existe um mercado de Teleodontologia no mundo?
Em uma conferência recente da Telehealth Secrets , a Presidente e CEO da The TeleDentists, Maria Kunstadter, DDS fala sobre a “tempestade perfeita” que vem se formando para criar um mercado quente de Teleodontologia.
O Dr. Kunstadter explicou: “Atualmente, existe uma enorme lacuna em nosso sistema de assistência odontológica. No ano passado, 39% da população não foi ao dentista. Para a maioria das pessoas, são necessários em média 3 anos para uma consulta odontológica. Hoje são cerca de 125 milhões de pessoas que precisam de ajuda odontológica. ”
Devido a essa lacuna, muitos deles vão ao pronto-socorro para atendimento, de modo que 4% das visitas ao pronto-socorro – ou seja, 5,5 milhões de visitas foram relacionadas a condições bucais.
Em 2015, a American Dental Association relatou que cerca de 1,7 bilhões de dólares foram gastos em remédios para dor de dente, onde nenhum tratamento é feito. Estatisticamente, 20% das vezes esses pacientes retornam ao pronto-socorro para outra visita porque nunca tiveram uma consulta odontológica.
Outras pesquisas mostram que podemos reduzir o custo dos cuidados de saúde em 17%, simplesmente integrando a saúde bucal.
A Teleodontologia está na fase perfeita para criar acesso às lacunas na saúde bucal nos EUA e no mundo hoje.
A demanda do consumidor impulsionando a adoção da Teleodontologia
A demanda também está aumentando, evitar as despesas, os encargos e o tempo gasto em viagens de e para hospitais ou clínicas de atendimento de urgência. Isto é valioso em áreas rurais e urbanas de baixa renda que lutam para atrair dentistas para suas comunidades.
A pesquisa de saúde conectada à Parks Associates em 2017 mostrou que 60% dos lares americanos com acesso à banda larga “estão interessados em cuidados de saúde que ocorreriam on-line ou por telefone“.
O Instituto de Pesquisa em Benefícios dos Empregados / Greenwald & Associates Consumer Engagement Survey Health Care Survey constatou que 40% dos millennials disseram que uma opção de Tele Medicina era “extremamente ou muito importante”. (Com 83 milhões de pessoas, a geração Millenials agora é o maior segmento da força de trabalho atual ).
De acordo com o Hospital Geral de Massachusetts , 79% dos pacientes disseram que agendar uma visita de acompanhamento por Tele Medicina era mais conveniente do que organizar um acompanhamento pessoalmente.
Uma pesquisa realizada com membros privados do plano de saúde dos EUA constatou que 84% disseram que usariam serviços de vídeo ou online se fossem oferecidos
A Teleodontologia sinaliza uma nova era de atendimento odontológico
“Doutor, este dente está me matando. Socorro!”
Os dentistas realizam Teleodontologia desde que o telefone foi inventado.
As consultas em vídeo conectam o laptop, tablet ou smartphone do paciente a um dentista virtual que diagnostica o problema do paciente e faz com que ele se sinta melhor rapidamente, o que pode incluir um script eletrônico para um antibiótico ou analgésico.
Quando cuidados de acompanhamento são necessários, as consultas do dia seguinte são agendadas com um dentista apropriado, convenientemente localizado próximo ao paciente.
Já existem empresas especializadas em Tele Odontologia nos EUA que oferecem, além do que foi falado acima, vários programas ao público, incluindo:
– Programa de monitoramento de escovação de dentes (com código QR) para prevenção – estudos mostram economia de US$ 400 milhões em prevenção por escovação de dentes
– Segunda opinião, dando aos pacientes a oportunidade de consultar especialistas sobre um tratamento odontológico proposto.
– Centro de Educação (acessível ao público), onde os usuários podem discutir produtos e atendimento domiciliar
– Pesquisa de sorriso para ver como o sorriso deles pontua de 1 a 10. Para aqueles que desejam melhorar sua pontuação
CONCLUSÃO
Parece que os pacientes são cada vez mais atraídos pelo conceito de serviços de saúde que chegam a eles, em vez de vice-versa.
A Tele Saúde também está sendo cada vez mais usada como uma maneira de lidar com as disparidades na saúde, incluindo a saúde bucal.
Isso se traduz em um sistema no qual é possível consultar médicos, enfermeiros, dentistas ou outros profissionais de saúde em casa ou no escritório.
É disso que trata a Teleodontologia e a saúde virtual.
FONTES: https://www.planetdds.com/blog/what-is-teledentistry / https://vsee.com/blog/what-is-teledentistry-telehealth/
Um abraço