CEREC – Há mais de 35 anos, uma nova invenção revolucionou a Odontologia.
O inventor deste método para restaurações cerâmicas, Prof. Dr. Werner Mörmann, comemorou recentemente seu aniversário de 80 anos.
Tendo trabalhado continuamente para desenvolver o sistema desde o seu lançamento, a Dentsply Sirona, a mais recente atualização do software CEREC se baseia na história da Odontologia Digital e oferece melhorias para todo o fluxo de trabalho.
A cada 4 segundos, uma impressão é feita com um scanner intraoral da Dentsply Sirona no mundo. Atualmente, a Odontologia Digital está prosperando, mas nem sempre foi assim.
A história do CEREC e da Odontologia Digital
Há mais de 35 anos, quando o Prof. Dr. Werner H. Mörmann e o engenheiro eletricista Dr. Marco Brandestini procuravam uma alternativa às obturações de amálgama, nasceu a ideia de uma máquina para produção assistida por computador de restaurações cerâmicas – marcando o início da Odontologia Digital.
Juntos, eles projetaram um scanner intraoral para fazer impressões ópticas da preparação, uma unidade de fresagem para a fabricação de restaurações auxiliada por computador e um software correspondente, conhecido hoje como CEREC (CEramic REConstruction).
O novo CEREC
O novo CEREC impressiona com tecnologia de ponta. Com o scanner intraoral Primescan, CEREC Primemill para a fabricação de restaurações, o forno de sinterização CEREC SpeedFire e o mais recente software CEREC, o sistema combinado atingiu um novo nível de precisão e velocidade.
Ele também continua a ser fácil de operar e pode ser usado para uma ampla gama de indicações.
A última atualização 5.2 do software Connect e CEREC, bem como o firmware aprimorado, permitem que os usuários do Primescan e CEREC implementem vários conceitos de tratamento com fluxos de trabalho digitais de forma mais eficiente, rápida e confortável.
Até 1,5 milhão de pontos de dados 3D são capturados durante a digitalização com os scanners intraorais Primescan. Isso torna o processo de digitalização muito mais suave e duas vezes mais rápido.
O software agora é ainda mais fácil de usar e otimiza o fluxo de trabalho. O modo “Full Range Dynamic Occlusion” foi introduzido para o cálculo da articulação. Isso inclui uma gama mais ampla de movimentos da mandíbula nos cálculos, ajudando assim a detectar interferências oclusais mais funcionais.
O futuro
O sistema continua a abrir as portas para novas possibilidades na Odontologia Digital
Hoje, o CEREC é a chave para vários fluxos de trabalho integrados – em odontologia restauradora, bem como em implantodontia e ortodontia.
As aplicações potenciais da conquista pioneira do Prof. Dr. Dr. Werner H. Mörmann ainda estão sendo descobertas. Este sistema está sendo constantemente desenvolvido em estreita cooperação com usuários, cientistas e engenheiros da Dentsply Sirona.
Como o Prof. Dr. Werner H. Mörmann já disse por ocasião do 35º aniversário:
“Há 35 anos, as pessoas riam da nossa ideia de odontologia digital, mas hoje ela se tornou um padrão em tratamento e documentação. E mantenho minha previsão de que até o 50º aniversário, se não antes, todas as clínicas terão CEREC ou pelo menos um scanner intraoral.”
Dr. Werner H. Mörmann