8 procedimentos tradicionais Harmonização Facial
8 procedimentos tradicionais Harmonização Facial

 

Conheça os 8 Procedimentos Tradicionais da Harmonização Orofacial na Odontologia - HOF (PARA DENTISTAS)

 
São os primeiros tratamentos que o dentista aprende nos cursos capacitação e responsáveis por grande parte da procura dos pacientes. Deram origem a Harmonização Orofacial para dentistas.
-
São responsáveis por um acréscimo financeiro importante nos consultórios dos dentista que já incluíram nos rol de procedimentos.
-
Vale ressaltar também, que é obrigação legal e ética realizar cursos de atualização / comprovação de capacitação, para cada nova técnica que for realizar, quando não incluída no currículo da graduação, como é o caso em questão.
-
Confira quais são:
 
 
1. Rugas
 
 
As rugas são sinais naturais da pele, que inevitavelmente aparecem conforme os anos passam. Por motivos terapêuticos e estético, a busca por procedimentos que atenuam a presença delas é cada vez maior. Um deles é a toxina botulínica.
 
-
2. Sorriso Gengival
-
 
Um sorriso atraente e estético depende de uma adequada proporção entre dentes, gengiva e lábio. Ao sorrir, o lábio superior deve mostrar em torno de três milímetros de gengiva. Exposição maior que isso é conhecido como sorriso gengival. A prevalência nas mulheres é cerca de duas vezes maior que em homens. Pode ser tratado com toxina botulínica.
 
-
3. Sulcos Periorais
 
 
Os sulcos faciais são caracterizados como depressões (ou ranhuras) situadas na superfície da pele, sendo marcas mais profundamente que as rugas de expressão. Eles ocorrem devido ao afrouxamento da derme e da musculatura da face, decorrente de diversos fatores, entre eles o envelhecimento, as expressões faciais e a ação da lei da gravidade. Podem ser preenchidos com ácido hialurônico e outras técnicas.
 
-
4. Escultura Labial
 
 
A boca e os lábios são uma das áreas mais destacadas em uma face. Com o tempo e as características anatômicas de cada indivíduo, os lábios ficam mais finos e com pouco volume. Alguns hábitos como o tabagismo podem causar rugas prematuramente ao redor dos lábios, resultando em envelhecimento prematuro. Atualmente, o material utilizado para delinear e preencher lábio é o ácido hialurônico.
 
-
5. Paralisias
 
 
O objetivo da Toxina Botulínica não é substituir o tratamento das doenças, mas devolver qualidade de vida aos pacientes que apresentam problemas como rigidez muscular e espasmos na musculatura - complicações comuns decorrentes de AVC (Acidente Vascular Cerebral), traumatismo cranioencefálico, esclerose múltipla, doença de Parkinson em estágio avançado e até paralisia cerebral.
 
-
6. Dor Orofacial
 
 
Se você tem dor na cabeça, na face, no pescoço ou na boca, é sinal de dor orofacial. As causas são diversas, a dor tem origem no sistema nervoso, e é relacionada com fatores psicológicos e doenças graves, como tumores. As dores de origem dentária continuam sendo as mais comuns na população em geral.
O uso da toxina botulínica (conhecida comercialmente como Botox), segundo a dentista Daniela Cristina Rosário Alves, tem ganhado força como terapia alternativa e inovadora ao problema. “ A aplicação no masseter, no músculo temporal e, às vezes, no frontal faz com que os problemas desapareçam depois de cerca de cinco dias”, diz Daniela.
 
-
7. Bruxismo
 
 
Caracterizado pela contração anormal da musculatura mastigatória. A pessoa com o distúrbio tem o hábito de ranger ou apertar os dentes. Ele surge da contração excessiva do músculo mais forte do corpo humano, o masseter, que é responsável pela mastigação e pelo fechamento da mandíbula. Apesar de incurável, o problema pode ser controlado.
A toxina botulínica ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, mas tem conquistado espaço para diminuir dores provenientes do apertamento dentário, aliviando as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. “Além do uso para o tratamento dos sintomas do bruxismo, ela é usada para deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria (sorriso gengival)”, completa Daniela.
 
-
8. Regeneração de Papilas
 
 
Defeitos mucogengivais em decorrência do avanço da doença periodontal resultam em perda óssea alveolar e consequente migração apical da papila interdental, levando à formação de triângulos negros que comprometem a estética do paciente. Podem ser corrigidos com preenchimento de ácido hialurônico.
 
 
 

Ainda não pratica a HOF no seu consultório?

Janeiro em Porto Alegre teremos um curso ideal para quem quer começar na HOF, é a CAPACITAÇÃO CLÍNICA EM TOXINA BOTULÍNICA E PREENCHIMENTOS NA ODONTOLOGIA - Teórico-prático-clínico com o professor Aristeo Cione.

Um dos cursos com melhor avaliação por parte dos alunos que já realizaram. 100% de satisfação e avaliação "AA".

 
 
 
 
Mais informações: (51) 9-9982-8461 Whatsapp / rgo@rgo.com.br / 51 3248-1195
-